A psicoterapia psicanalítica é uma modalidade de atendimento clínico, baseada nos princípios da psicanálise. Com crianças e adolescentes, é um trabalho orientado ao insight, que objetiva aliviar os sintomas, trabalhar o sofrimento psíquico e obter mudança psíquica, auxiliando-os a se tornarem mais livres emocionalmente, expressando e elaborando ansiedades e sentimentos. Por meio do vínculo paciente – psicoterapeuta, visamos compreender os sentimentos e comportamentos da criança, os quais se expressam através da relação com o terapeuta, do brincar, de desenhos e conversas. Assim, obtemos modificações no mundo intrapsíquico, no repertório defensivo e nas relações sociais.

A psicanálise oferece instrumentos para liberar para a criança sua função de aprendizagem emocional, a qual muitas vezes encontra-se paralisada. Frequentemente é um trabalho de longa duração com sessões semanais organizadas de acordo com a necessidade de cada criança.

O psicólogo clínico realiza entrevistas e orientações com a família.

A participação constante com a escola ou com equipe multiprofissional (em alguns casos, quando a criança é acompanhada por outros profissionais, como fonoaudiólogo, pedagogo, psiquiatra e afins) também são de extrema valia.