A escolha de uma profissão é um momento muito importante na vida de um jovem, pois a partir desta escolha, ele direcionará seu projeto de vida. É um momento de muitas incertezas e por este motivo pode gerar muitas angústias e ansiedades diante da responsabilidade em dar um passo tão importante rumo às suas aspirações e expectativas.

A Orientação Profissional propicia ao jovem uma escolha profissional com maturidade, pois o auxiliará a avaliar o seu repertório comportamental e a traduzi-lo em escolhas profissionais, ajudará a aprofundar o autoconhecimento e alcançar uma visão mais integrada de seus potencias, recursos pessoais, principais interesses, aptidões, habilidades, limitações e competências, tornando assim mais fácil a tomada de decisão, levando em consideração todos os aspectos envolvidos.

O processo de Orientação Profissional ocorre em 10 sessões, que incluem testes psicológicos específicos e atividades voltadas para o autoconhecimento e para o conhecimento das profissões e mercado de trabalho.